Distribuição Elétrica
A eficácia das soluções Belzona para vazamentos de óleo e gás SF6, assim como nossas soluções para manutenção geral foram comprovadas através dessas aplicações resultando na vida útil prolongada do equipamento.
Soluções
O que nos faz diferentes?
Relação Custo-Benefício
- Uma das principais características dos produtos Belzona para reparos de transformadores é sua capacidade de aderir a superfícies oleosas/ preparadas manualmente, o que supera os desafios tradicionais da aplicação. Até mesmo vazamentos ativos podem ser isolados e vedados in-situ devido às capacidades de alta aderência, estrutura e cura dos produtos.
Facilidade de Uso e Segurança
- Os produtos Belzona são aplicados a frio, eliminando trabalho a quente, e foram projetados para serem fáceis de serem utilizados e o mais seguros possíveis para o usuário final.
Durabilidade
- Os produtos Belzona são resistentes à uma grande variedade de produtos químicos e ao calor e além disso, fornecem excelente proteção contra corrosão, oferecendo, portanto, soluções de longa duração.
Por que Belzona funciona?
Contaminação por óleo representa uma camada não-polar, oleosa que polímeros convencionais teriam dificuldades de deslocar, isto é, não há contato íntimo com a superfície do metal, resultando em aderência baixa ou nenhuma. Os produtos Belzona são tolerantes à preparação da superfície, eficazes na dispersão de óleo da superfície criando afinidade elétrica forte com o substrato de metal, e como resultado, adere à superfície efetivamente.
Causas
Transformadores e quadros elétricos utilizam óleo e gás como isoladores elétricos, que comprovaram oferecer bom desempenho e segurança. Problemas ambientais inerentes, no entanto, ocorrem devido aos defeitos e falhas de equipamentos localizados, resultando em vazamento de óleo ou gás de hexafluoreto de enxofre (SF6).
Vazamentos de óleo e gás SF6 de transformador são frequentemente causados das seguintes maneiras:
- Materiais de vedação flexíveis/compressíveis são utilizados para criar uma junta à prova de vazamento, mas com o tempo, elas perdem suas propriedades de vedação. Por exemplo, em transformadores, a vedação éproduzida através do aperto das coberturas em uma gaxeta de cortiça que ao longo do tempo torna-se mais rígida e a vedação é então perdida. Com quadros elétricos, a resina mastique costuma secar e falhar de forma parecida.
- Corrosão nas faces de vedação
- Distorção quando as coberturas são apertadas incorretamente
- Dano de impacto mecânico
- Corrosão
Danos Ambientais e Questões de Segurança
Consequence of Transformer Oil and SF6 gas leaks
SF6 Gas Leaks
O hexafluoreto de enxofre (SF6) é um gás de efeito estufa de alta potência utilizado na indústria de energia para isolamento e interrupção da corrente em equipamentos elétricos, como transformadores, barramentos de quadros elétricos e disjuntores. O gás possui um potencial de aquecimento global 22.800 vezes o do dióxido de carbono.
Em resposta ao seu alto efeito de aquecimento global, o Protocolo de Kyoto anunciou oficialmente o objetivo de reduzir o gás SF6 para um nível acordado até 2012, juntamente com dióxido de carbono, metano e óxido nitroso. Tentativas também foram feitas para diminuir os níveis desse gás sob regulamentos ambientais regionais.
Vazamentos de Óleo do Transformador
No caso de vazamentos de óleo do transformador, o óleo pode poluir a terra, o que eventualmente pode causar contaminação das águas subterrâneas. Quando o óleo de isolamento de um transformador é PCB (bifenilos policlorados), que é um poluente orgânico persistente, ele entra no ambiente através tanto do uso quanto da eliminação, e é potencialmente altamente tóxico para humanos e animais com efeitos na saúde, incluindo doenças de pele e uma conexão com câncer. Muitos regulamentos foram elaborados para prevenção de vazamentos de PCB, como o Registro de Emissões e Transferência de Poluentes (PRTR) e o problema também foi abordado por atos nacionais em muitos países.
Fica claro, dessa forma, que os vazamentos no meio ambiente são potencialmente significativos e o proprietário da subestação tem uma enorme responsabilidade em garantir que os vazamentos de transformador não sejam deixados sem reparos.
Desafios Tradicionais de Manutenção
Reparos tradicionais que exigiriam a interrupção do abastecimento, desmontagem ou a completa substituição completa do equipamento ou instalação de vedações/ gaxetas não são tão aceitos. Reparos in-situ que não requerem interrupção de fornecimento seriam a primeira escolha, mas o problema com tais vazamentos é que eles são tradicionalmente difíceis de serem completados:
- Superfícies podem estar contaminadas com sujeira e óleo
- Existe normalmente a necessidade de aderência em superfícies preparadas manualmente
- Acesso e geometria do componente podem apresentar desafios adicionais
É, portanto, essencial para qualquer provedor de soluções que resolvam todos esses desafios.
História
Com mais de 60 anos de experiência, os sistemas e técnicas Belzona permitiram-nos desenvolver compostos de reparo e superar as dificuldades tradicionais de aderência em superfícies preparadas manualmente e oleosas.
Subestações elétricas e companhias de distribuição ao redor do mundo beneficiam-se grandemente das soluções Belzona ao tratar de problemas incluindo:
- Aletas com vazamento, flanges, tubulação, buchas e soldas
- Ataque por corrosão
- Dano através de erosão, mecânico e vandalismo
- Áreas de contenção
- Manutenção de instalações
A eficácia das soluções Belzona para vazamentos de óleo e gás SF6, assim como nossas soluções de manutenção geral, foram comprovadas através dessas aplicações, resultando na vida útil do equipamento prolongada, evitando altos custos de reposição e minimizando interrupções no fornecimento de energia.